domingo, 29 de setembro de 2013

A PEQUENINA MEL E A GRANDE DECISÃO DE SEUS PAIS HUMANOS.

Olha ai gente linda que curte o blog mais uma doce história.
Ao olhar essa linda e pequena menina ai, não imagina o que ela passou IMAGINAM....
Mas agora ela e seus papys humanos vão compartilhar com todos nós aqui do blog, um relato grande, comovente, emocionante e cheio de muito amor, e exemplos. 
PALAVRAS ESCRITAS PELA MÃE HUMANA DA MEL:
Bom vou começar contando sobre o acidente:
Nos mudamos para a nova casa em nov./2011. O acidente aconteceu em torno de um mês depois, no dia 23/12/2011 (praticamente véspera de Natal) ela tinha em torne de 1 ano e 8 meses.
Esse mês já estava sendo barra para a minha família: minha madrinha estava em estado grave na UTI do Instituto do Câncer onde minha avô também estava internada e meu primo havia sofrido um grave acidente de moto... Eis que então, pra piorar um pouco mais a situação, minha cachorrinha escapou e foi atropelada por uma moto (em um minuto de bobeira em que o portão ficou aberto). A gente mora em uma avenida sem quebra-molas em que os carros e motos passam voando, sem respeitar nada...
O rapaz da moto até parou, pq também se machucou e ficou muito abalado, pediu mil desculpas, disse que ela pulou do nada na frente da moto, e deve ter sido assim mesmo pq ela não sabia andar na rua sozinha.
Ficamos desesperados pq ela estava toda esticada, com os olhos arregalados. Não chorou em nenhum momento, parecia que estava em choque e não conseguia se mexer de forma nenhuma.
Corremos com ela para o HV da UEL, o raio-X mostrou uma grande fratura entre a 10ª e a 11ª vértebra da coluna. Segundo a veterinária que estava lá, essa fratura era impossível de ser reparada e, provavelmente ela nunca mais andaria.
Deixamos ela internada para que eles pudessem realizar mais exames para verificar mais a fundo o problema. A única alternativa que nos foi dada foi realizar a eutanásia, pois, de acordo com ela, além de não andar, a Mel também não ia controlar urina e fezes. Como não sabíamos como ela estava ficamos arrasados, porém, conversamos e decidimos pela eutanásia por conta de que não queríamos vê-la sofrendo, achávamos que ela ficaria só deitada e que não conseguiria mais fazer nada sozinha.

No outro dia quando fomos visitá-la para informar sobre nossa decisão pedimos para vê-la antes e tal foi a nossa surpresa quando ela nos viu e quis pular da caminha que estava de tanta felicidade. Ela estava com uma tala no corpo todo e mesmo assim tentou de todas as formas se mexer para vir com a gente e, nesse momento, nossa decisão mudou completamente, pois, mesmo sem os movimentos das patas traseiras, nossa cachorrinha estava bem e feliz por nos ver, para a gente ela estava normal.  
Nesse mesmo dia conversamos com um residente que já tinha trabalhado em uma clinica de reabilitação animal em São Paulo que nos ajudou muito, nos ensinou como massageá-la para que ela soltasse urina, nos mostrou vários exercícios para que as pernas não atrofiassem e também nos falou da possibilidade de fazer um carrinho de rodas para ela.

No inicio foi muito complicado, pois ambos trabalhavam e a Mel tinha que ir sempre ao HV para acompanhamento. Ela estava de tala e não podia se mexer muito, porém, como sempre foi muito agitada, não conseguia ficar parada. Formou feridas onde a tala pegava e foi muito triste vê-la sofrer, foi a única vez em que pensamos ter tomado a decisão errada...
Ela ficava muito nervosa porque não podia andar e a tala saia do lugar várias vezes, ai tínhamos que correr para o HV para recolocar (nas duas primeiras semanas fomos umas 5 vezes trocar, rsrsrs, ela realmente não parava quieta).
Arrumamos uma caixa de papelão bem grande e deixávamos ela lá, para que não se mexesse muito, íamos trabalhar com o coração na mão de deixá-la lá presa e um  belo dia, cheguei do trabalho e fui recepcionada por ela na porta da sala, me esperando toda feliz. Quando olhei a caixa, a danadinha tinha feito um buraco na lateral e passado por ele.
Depois desse acontecimento a veterinária decidiu por retirar a tala que já não estava adiantando nada e ai veio o nosso desespero pq tínhamos muito medo de pegá-la sem a tala que parecia a proteção dela... Foi complicado até perdermos esse medo, parecia que íamos quebrá-la no meio. Mas no fim deu tudo certo ela se adaptou de uma forma que nem sei explicar, foi muito rápido.

Hoje ela tem 3 anos e 5 meses e, em dezembro/2013, fará 2 anos que esse acidente aconteceu e a gente está muito feliz de tê-la ao nosso lado. Meu marido produziu um carrinho para ela poder passear com a gente e, quando colocamos, ela fica toda feliz e corre por todo lado.
Os cuidados com ela são simples: sempre faço uma espécie de sapatinho para as patinhas de trás (coloco um pedaço de faixa e esparadrapo) porque tem uma parte de cimento no meu quintal que se ela andar sem isso, acaba machucando e de 3 a 4 vezes ao dia realizamos massagem para que ela possa soltar a urina, mas esse processo hoje está bem mais fácil porque a gente se adaptou. As fezes ela solta sozinha (no lugar que ela estiver e essa é a parte mais nojentinha), mas está tão esperta e adaptada que já percebe que vai soltar e faz sempre no mesmo lugar, se a gente está em casa já retira e se não estivermos ela coloca um paninho com o focinho por cima (a gente percebeu que ela tem nojo de ficar olhando, rsrs) e quando a gente chega ela mostra que fez caquinha. Também temos a rotina de sempre passar um pente em seu corpo, pois ela não consegue se coçar sozinha (ela gosta muito disso, fica toda faceira).
Em casa ela fica sem o carrinho porque não consegue se deitar com ele e por isso não se sente a vontade, só usamos para passear..
Até hoje não teve nenhum problema de saúde, falaram que provavelmente ela sempre teria infecção urinária por conta de reter a urina, mas até hoje, graças a Deus ela não teve nenhuma vez.
Comer e beber ela faz tranquilamente sozinha, só quando está manhosa que fica esperando a gente oferecer e bajular, mas isso todo peludo faz né.
É como todo cachorro: faz manha, faz arte, late no portão pras pessoas, pros cachorros, pros gatos e até para pipas!! Morre de medo de trovão, rojão e qualquer barulho que seja diferente e isso, pelo que percebemos, começou depois do acidente.
O mais difícil é quando precisamos viajar pois ela acabou ficando super dependente da gente, principalmente na parte de urina e fezes, então não podemos nem pensar em deixá-la sozinha. Ela é apaixonada pela minha irmã e esse amor é recíproco então, quando preciso, é pra ela que recorro.
Enfim, claro que em alguns momentos é trabalhoso mas também é muito gratificante pois o amor incondicional que recebemos dela já vale por tudo.
As vezes a gente tenta imaginar como vai ser quando ela ficar velhinha, porque agora está toda musculosa e aguentando equilibrar as patinhas, mas como será depois??? Dá um pouco de medo porque talvez ela sofra, mas é melhor nem pensar nisso e curtir cada momento com ela.
Não sei se posso aconselhar alguém a fazer o mesmo que a gente fez até mesmo porque cada acontecimento é diferente do outro, só posso dizer que com a gente deu muito certo e que, se a família toma essa decisão depois de uma noticia assim tem que ter plena consciência de que não é só alguns dias de cuidado, é pro resto da vida do seu peludo que espero que seja longa.
Bem gente o que dizer a não ser parabenizar nossa linda mãe humana da Mel a Tatiane e o paizão o Anderson, que por mais difícil que foi toda essa situação não se arrependeu da DECISÃO, A LINDA MEL está saudável como ela nos conta e feliz pela decisão que seus papys tomaram, palavras da MEL:
___Oi pessoal eu estou feliz e continuo sapeca e arteira só que agora com menos intensidade auauaua, ou não, mas o que importa é que eu posso tudo auauau, ou quase tudo, faço os mesmo que meus amigos, olha a PROVA ai eu e meus amigos correndo, brincado quem disse que eu não posso correr em....
Auauauauau eu sou especial e com limitações, mas a mamys e o papys não desistiu de mim auauau obrigadão do fundo do meu coração a vocês dois, ah! já ia me esquecendo da minha tia também que cuida de mim quando o papys e a mamys precisa viajar, eu amo vocês  DE MAIS (AUAUAUAUAUA).
Bom assim finalizo mais um postagem essa foi grande em, mas EMOCIONANTE não acham!

 Eu conheci a Mel e sua história quando ela foi tomar banho lá no pet que eu trabalho no Eai ai Bicho, achei fascinante e pedi para postar a história dela, sua família não se opôs e abriu seu coração como é ter uma animalzinho MAIS QUE ESPECIAL..., muitos como já presenciei teriam optado pela EUTANÁSIA, não sou contra pois eu já tive que optar por essa dolorosa decisão, mas acompanhei um caso muita mais leve do que o da Mel dias desses na clinica que o proprietário optou pela eutanásia se eu tivesse a condição que ele tinha eu não faria, mas como eu disse e como a dona da Mel relatou a casos e casos né....
Obrigados a todos que lerem essa postagem e quem tiver algo lindo a nos contar, SEJAM BEM VINDO.Loriane.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo!!!

Anônimo disse...

É IMPOSSÍVEL NÃO SE EMOCINAR!!!

Alvim disse...

Quer saber se do caráter de uma homem? Veja como ele trata os animais. Sem palavras. Parabéns! Que vocês possam ajudar muitos outros.